Histórico do Colégio

Sistema UNO

Horário de Dependências

Histórico do Colégio

O Filgueiras Centro Técnico Educacional, pioneiro do ensino de Nilópolis, teve sua origem no Externato Santa Terezinha, fundado pela professora Stella de Queiroz Pinheiro e professor João Barbosa Pinheiro em 1926.

Em 1936, o seu desenvolvimento exigiu a criação de outros cursos, em continuação ao Curso Primário, daí serem criados, com aprovação do Ministério da Educação e Cultura, o Curso Secundário, com admissão ao Curso Ginasial e Curso Propedêutico Comercial.

Continuando a crescer em 1942, com a reforma do Ensino foi criado o Ginasial, com 5 anos, depois o Científico, com 3 anos, que correspondem. Hoje, aos Cursos Fundamental e Médio.

Em 1959, inaugura sua sede própria, na Av. Getúlio de Moura, 1901 no Centro da Cidade, com área de 5200m2, ampliando o número de salas e espaços para comportar seus alunos. O Corpo Docente, formado com os melhores professores do local e do Rio de Janeiro, é selecionado mediante provas, entrevistas, currículo e aulas práticas.

O ensino destaca-se pela metodologia funcional, baseada em moderna didática e pedagogia pragmática, atuando sobre a educação, como prêmio e a instrução como preparo para a vida.

Todo o seu trabalho pedagógico está fundamentado no pragmatismo, filosofia que se baseia na doutrina filosófica da verdade do valor prático. Daí, o aluno estuda com o professor, que o ensina a estudar. Com seus alunos distribuídos em três turnos: manhã, tarde e noite, está equipado com 73 salas de aulas, 2 salões, 4 terraços, área coberta para esportes, área para recreação infantil, sala de tv / vídeo / dvd, laboratórios especializados para os cursos profissionais e sala de trabalhos artísticos, sendo os equipamentos constantemente atualizados.

Faça do Filgueiras Centro Técnico Educacional o seu segundo lar e a oficina para o seu futuro profissional.

Emmânuel